
Água 24 horas por dia, maior controle na pressão da água, redução no índice de perdas, mais qualidade e eficiência no tratamento da água, ampliação da rede de esgoto; estas são algumas das melhorias que já podem ser percebidas pela população em Barra do Garças, localizada em um importante eixo de comunicação entre os estados de Mato Grosso e Goiás. Desde que assumiu a empresa de água e esgoto da cidade, no segundo semestre de 2013, a Águas de Barra do Garças implantou um amplo cronograma de obras e ações.
Com investimentos contínuos para ampliar e modernizar os serviços, a concessionária está resolvendo antigos problemas e transformando a vida dos moradores para melhor. Na prestação de serviços de água, as melhorias começaram pelo Alto da Boa Vista. A parte alta do bairro, que sofria há anos com abastecimento irregular, agora conta com água 24 horas por dia. A solução do problema veio com a implantação de 500 metros de rede e a interligação do fornecimento de água do bairro a outro sistema de abastecimento. Vila Maria, Nova Barra e Ouro Fino também receberam uma melhoria importante. A concessionária implantou válvulas redutoras de pressão (VRP), que controlam as pressões e assim melhoram a distribuição nas redes de água desses setores. É a continuidade do trabalho que começou no ano passado, quando dois desses equipamentos foram instalados no Recanto das Acácias e em Abel Lira.
Uma melhoria que poucos percebem, mas que traz bons resultados para todos, inclusive para o planeta, é a redução do índice de perdas de água. Para isso, a Águas de Barra do Garças implantou os serviços de geofonamento noturno. Com o geofone em mãos, um aparelho semelhante ao estetoscópio dos médicos, técnicos da concessionária percorrem as ruas de Barra do Garças todas as noites. É um trabalho minucioso: eles caminham “ouvindo” a rede de água à procura de vazamentos não visíveis. O trabalho começou nas regiões onde o índice de perdas era maior, mas a ideia é percorrer toda a cidade.
A captação de água do Rio Garças também passou por melhorias com a atuação da empresa. Foram adquiridos medidores eletromagnéticos e instalados na captação de água do Rio Garças e na Mina do Monjolo. Com eles, será possível controlar e melhorar o abastecimento de água do município, auxiliando também no monitoramento e controle das perdas de água no sistema de distribuição. A Estação de Tratamento de Água recebeu novas placas de decantadores por módulos tubulares. Mais de sete mil metros foram instalados e vão garantir ainda mais qualidade e eficiência no tratamento da água.
Inovação no atendimento
A Águas de Barra do Garças levou para a cidade as vantagens de uma nova tecnologia: a leitura e entrega simultânea da conta de água. Assim, os clientes têm como saber o valor da conta no ato da leitura do medidor. Além de inovador, o formato é simples e rápido. Basta que o agente de faturamento insira os dados de leitura do hidrômetro em um equipamento especial, mais especificamente um smartphone, que transmite as informações para o sistema de faturamento da empresa. Após a validação dos dados, a fatura é impressa e entregue na mesma hora ao cliente. Tudo em cerca de 30 segundos. Além de mais praticidade, agilidade e segurança na entrega, o cliente pode conferir todo o processo e tirar dúvidas com o leiturista. A fatura também está mais moderna, com um novo layout e com informações no verso sobre o uso racional da água.
Serviços de esgoto também melhoram
Barra do Garças vai ganhar duas novas estações de tratamento de esgoto. A concessionária já adquiriu os oito reatores que serão utilizados na construção. Os dois projetos para a instalação foram elaborados e aguardam o licenciamento ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As obras para implantação das redes de esgoto foram retomadas em três bairros (Anchieta, Morada do Sol e Recanto das Acácias).
Outra melhoria que vem sendo feita desde o ano passado é a instalação de geradores nas estações elevatórias. Quatro bairros foram beneficiados (Ouro Fino, Anchieta, XV de Novembro e Vila Varjão). A ação permite maior segurança operacional, evitando extravasamento de esgoto e poluição ambiental, nos casos de falta de energia. O compromisso da empresa é aplicar R$ 68 milhões ao longo da concessão, sendo que quase a metade será investida nos primeiros cinco anos de atuação. A meta é chegar a 2015 com o serviço de coleta de esgoto disponível para 70% da população.
Maior integração com a comunidade e educação ambiental
Consciente de sua responsabilidade socioambiental, a Águas de Barra do Garças desenvolve programas voltados à educação ambiental e de relacionamento com a comunidade. O Saúde Nota 10 inclui palestras em salas de aula, entrega de material didático, atividades direcionadas e concursos de desenho, frase e redação. O objetivo é estimular crianças e adolescentes a buscarem informações e produzirem trabalhos sobre temas ligados ao saneamento. Os três primeiros colocados ganham bicicletas, mochilas, camisetas e bonés (veja mais sobre o programa a partir da página 54). Só em março, quando o Saúde Nota 10 foi implantado, 320 alunos do Centro Municipal de Ensino Fundamental Francisco Antônio Marcucci, no bairro Santo Antônio, foram beneficiados.
Para aumentar a integração entre a empresa e a comunidade, a concessionária levou para Barra do Garças o Programa Afluentes. Por intermédio das associações de moradores, ele abre um canal de comunicação importante para a atuação dos líderes com a empresa. O primeiro encontro reuniu representantes das associações de moradores dos bairros Serrinha, Novo Horizonte e Nova Serra Azul. Eles conheceram todo o sistema de água, desde a captação até o tratamento final, e receberam explicações sobre as ações que estão sendo realizadas pela concessionária. Ao final do evento, fizeram críticas, solicitações e sugestões quanto à prestação de serviços da concessionária, não somente em seu bairro, mas para todo o município.